terça-feira, 20 de abril de 2010

Projetos - Ovide Decroly (1871-1932)

Decroly aluno indisciplinado em sala de aula, não se adaptava ao autoritarismo desdicou-se a uma escola centrada onde preparasse as crianças para viver em sociedade, em vez de simplesmente fornecer a elas conhecimentos destinados a sua formação profissional.
Decroly foi um dos precursores dos métodos ativos, fundamentados na possibilidade de o aluno conduzir o próprio aprendizado e, assim, aprender a aprender. Alguns de seus pensamentos estão bem vivos nas salas de aula e coincidem com propostas pedagógicas difundidas atualmente. É o caso da ideia de globalização de conhecimentos – que inclui o chamado método global de alfabetização – e dos centros de interesse.
O método de aprendizagem partia da criança, a visão do todo a envolver na representação de significados em atividades de associação de discursos completos.
Parte de que um conhecimento evoca o outro e não um conhecimento isolado de letras e silabas, mas leitura do todo nas atividades de associação de significados.
Decroly decodificou o conhecimento em grupos de interesse de aprendizado organizados segundo faixas de idades dos estudantes. Restringia-se a etapas evolutivas na ordem neurológica infantil:
a) condições biológicas da criança b) desenvolvimento e interesse a conhecimentos
c) determinação e desenvolvimento intelectual d) emancipação e construção do ensino.
d) descobertas e significados nas expressões. e) educação prazerosa e gradativa.
e) valorização de expressões concretas por meio de trabalhos manuais, esportes e desenhos.
f) elaboração de trabalhos em grupos. e) compreensão a estudos no interesse e necessidades dos alunos.
g) ensino no aproveitamento de aptidões de cada faixa etária do estudante. g) aprendizagem centrada em métodos reais a significados saindo do dia – a – dia.
h)os alunos escolhem o que querem aprender (oficinas em áreas de estudo).
i) construção do currículo pelos alunos.
j) objeto de estudos parte de situações corriqueiras da necessidade de comer pode decorrer o estudo dos alimentos, da história de seu preparo,dos mecanismos econômicos da agricultura e do comércio etc. Para os estudantes, os centros de interesse se estruturam como oficinas. As atividades manuais – entre elas os jogos e as brincadeiras – têm destaque especial. Os exercícios, ao ar livre e em grupo, são estimulados. Decroly criticava a supervalorização do trabalho intelectual e da expressão verbal. “A escola (tradicional) engorda fisicamente e entorpece mentalmente”, escreveu mais de 400 livros. Influenciado por Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), sobre a natureza intrínseca do ser humano. Atribuia as necessidades básicas a determinação da vida intelectual. As principais são: comer, abrigar-se, defender-se e produzir.
“Decroly concebia as relações dentro da escola como uma sociedade em miniatura. Elas teriam função preventiva, de garantir formação intelectual, física e moral sólida para construir uma vida de cidadão”.
Ovide Decroly nasceu em 1871, em Renaix, na Bélgica, filho de um industrial e de uma professora de música. Preconizaria um modelo de ensino não-autoritário e não-religioso. Formou-se em medicina e estudou neurologia na Bélgica e na Alemanha. Sua atenção voltou-se desde o início para as crianças deficientes mentais. Esse interesse o levou a fazer a transição da medicina para a educação. Por essa época criou uma disciplina, a “pedotecnia”, dirigida ao estudo das atividades pedagógicas coordenadas ao conhecimento da evolu ção física e mental das crianças. Casou-se e teve três filhos. Em 1907, fundou a École de l’Ermitage, em Bruxelas, para crianças consideradas “normais.

Conceito de Projeto - Joao Pestalozzi


Johann Pestalozzi (1746-1827) nasceu na Suíça, foi um grande adepto da educação pública. Proclamou o direito de toda criança ter plenamente desenvolvidos os poderes dados por Deus. Seu entusiasmo obrigou governante a se interessarem pela educação das crianças das classes desfavorecidas.
Interpretando a educação numa comunicação em psicologia funcional, em que a teoria e a prática teriam de ser baseadas no conhecimento da psicologia humana, embora não houvesse estruturação de uma ciência psicológica e vago era seu conhecimento.
Admite teoria e prática em que a escola seria uma casa bem organizada, onde o lar era a melhor instituição de educação, base para a formação moral, política e religiosa.
Conclui-se, que para ele a escola era um local em que o ambiente deveria ser bem organizado onde todos pudessem conviver em harmonia, conceituando atributos e enquadrando o aluno numa ação moral, política e religiosa condizente com seu ideal.
As contribuições de Pestalozzi partem de uma aprendizagem sensório motor, onde a criança aprende estabelecendo contato com o objeto e com a natureza que lhe é proposta no mundo de Deus. A impressão sensorial e o contato direto com o objeto ativam a mente e definem respostas requisitadas numa experimentação instrutiva de
memorização e aprendizagem. Partem de uma ação, estímulo, instrução e respostas
reais da matéria orgânica, que impulsionou a formação de professores do estudo de educação a uma ciência de elaborar conteúdos na área de linguagem, matemática, geografia, ciencias, história e musica definindo uma grade curricular.
Sua contribuição:
a) Aprendizagem de forma gradativa baseada em objetos concretos entre ações e experimentos de estímulos de respostas emocionais reias.
b) Cooperação entre aluno e professor na disciplina.
c) Introdução a novos recursos metodológicos.
d) Introdução a formação de professores e a educação como ciência.

“A Educação se constrói numa tensão permanente entre os desejos do homem natural individual e o desenvolvimento da natureza humana universal. A educação produzirá a universalia partir das particularidades e da mesma forma a particularidade a partir da universalidade”.

LST

Conceito de Projeto



Para Nilson José Machado projeto é lançar-se para o futuro, é uma busca constante de ser, conhecer, questionar, avançar, pesquisa , relatar, corresponder e informar.
Para tanto o projeto não pode ser fechado, deve ser lançado ao conceito da cidadania entre ideias e metas pessoais ligadas a eixos norteadores de conhecimentos, soluções, adequações e interesse do bem comum.
Machado explica que John Dewey (1859-1952), teórico da educação, escreveu em livros como ‘Democracia e Educação’ que pensava a escola como uma microssociedade e não só como uma preparação para o futuro. “O trabalho com projetos é um microexercício da vida em sociedade, pois define as metas comuns dos indivíduos”, afirma o professor.
O projeto, portanto, tem que envolver uma dúvida sincera. “O conhecimento para a
criança dentro da sala de aula está sendo criado continuamente. O projeto não se trata de
um teatro, de uma falsificação, mas de colocar o foco na criação.”.
Para o professor, o projeto é uma ferramenta pedagógica a mais e não substitui a aula no seu sentido mais tradicional.
O pouco espaço a um debate de conhecimentos entre professores e alunos na integra de seus métodos, e a procura de vestibular em estabelecer experiências e metas pouco contribui ao projeto de vida do educando, deixando-os despreparados a tomar uma grande decisão.
A escola precisa projetar-se a metas a serem alcançadas, a dúvidas a serem respondidas com busca do conhecimento e desenvolvimento de projetos reais e substancias para que possa proporcionar e estabelecer parâmetros ao desenvolvimento do projeto de vida
de seu aluno.
Na minha concepção, o projeto é uma busca constante do conhecimento em ideiais, para atingir metas, estabelecer prioridades e fazer conexões com os alunos num avanço contínuo a conteúdos, indagações e sugestões afim de que os mesmo participem e deem, continuidade a suas experiências e realizações tanto em dados como na formação do ser,
sujeito de uma história.
Projeto é um tema desafiador de idéias a conhecimentos pressupostos a um saber coletivo, em processo de desenvolvimento de uma proposta pedagógica ante necessidades do emprego a tecnologias num âmbito educacional de representações culturais, sociais e pragmáticas à um universo carente em estrutura social e econômica.

LST